featured-slider

Tecnologia ao seu alcance.
Breaking News
recent

O trabalho está dominando sua vida? Confira 5 dicas para reverter essa situação



Você tem dificuldades para se desligar do trabalho? Suas noites, feriados e finais de semana estão sendo ocupados por assuntos da empresa? Momentos assim acontecem em projetos e situações especiais, mas não devem virar rotina. É preciso equlibrar e abrir espaço na sua agenda também para sua vida pessoal.

Para ajudá-lo, separamos algumas dicas:

1. Organize prioridades

Fim de expediente e suas pendências se perderam no meio do dia? O ponto-chave aqui é uma velha conhecida: organização! Para que você consiga ir embora com aquele sentimento de dever cumprido faça uma lista de atividades para o dia. Priorize aquilo que é urgente e não será possível estender o prazo, caso necessário.

2. Entenda seu relógio biológico

Descubra em quais períodos do dia você é mais produtivo e criativo. Deixe para esses horários as tarefas que exigem mais de você. Se for de manhã, aproveite a cabeça fresca do início do expediente para trabalhar em projetos e ações especiais. Reserve o final do dia para atividades cotidianas, menos complicadas, que você tira de letra como fazer.

3. Concentre-se

Pausas para o café, para navegar na internet, acessar perfis nas redes sociais, checar e-mails, fazer ligações pessoais, bater papo com colegas de trabalho…

Tudo isso é possível, claro, durante o expedente. Porém, quanto mais distração você se permite, pior será seu rendimento e produtividade. Resultado: trabalho acumulado, dias mais longos e muitas pendências! Reserve momentos do dia para as distrações e concenbtre-se quando estiver se dedicando ao trabalho. 

4. Mude seus hábitos

Levar trabalho para casa também pode ser um hábito, já pensou nisso? Inconscientemente é possível se acostumar com o fato de estender o escritório para casa. Quando chega uma solicitação ou e-mail urgente, automaticamente sua mente relaxa e envia a mensagem “ok, resolvo isso mais tarde”. 

Tente resolver no escritório, mesmo que isso exija uma reorganização da agenda e uma melhor divisão de tarefas com outros integrantes da equipe. O mesmo acontece com seus e-mails. Não crie o hábito de sempre checar seus e-mails a noite, depois do expediente, a menos que se trate de uma emergência ou fatos isolados.

5. Programe férias e momentos de descanso

Organize suas férias e dias para relaxar, fora do escritório e sem acesso aos assuntos de trabalho. Excessos nunca são positivos. Por isso, é importante para sua produtividade, rendimento e até criatividade resevar momentos para o lazer e descanso. Deixe o trabalho no escritório. E isto significa físico e mentalmente!
Por: citicarreira
Renato Alves

Renato Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.