1. Monitore diariamente o desempenho do projeto
Monitore diariamente elementos como custo, qualidade e atendimento a prazo. VocĂȘ deve documentar no plano de projetos qual a qualidade esperada e variação de custo e prazo. Considere a utilização de EVM para monitorar o custo e prazo, alĂ©m disso, tome açÔes sempre que o desempenho sair dos seus limites de controle.
2. Gerencie o escopoVerifique quais sĂŁo as reais expectativas do cliente e em casos de divergĂȘncia negocie com base nos dados que vocĂȘ tem (uma proposta comercial com o escopo ajuda muito).
2. Gerencie o escopoVerifique quais sĂŁo as reais expectativas do cliente e em casos de divergĂȘncia negocie com base nos dados que vocĂȘ tem (uma proposta comercial com o escopo ajuda muito).
Ambos devem ter ciĂȘncia do que foi comprado e o que serĂĄ feito. NĂŁo hĂĄ problema algum em alterar o escopo, porĂ©m deve ficar claro o impacto de alteraçÔes (para mais ou para menos). Formalize sempre o que serĂĄ feito e formalize tambĂ©m toda mudança.
3. Tenha auditorias de qualidade periĂłdicas e independentes em seus projetosUma auditoria independente (PPQA por exemplo) ajuda muito a saber se o projeto esta bem sob a Ăłptica da empresa. Utilize isto para corrigir possĂveis problemas em casa e nĂŁo no seu cliente.
4. Faça reuniÔes de acompanhamento periódicasO PMI fala muito sobre isso. à muito importante fazer eventos de acompanhamento tanto interno (com sua equipe) quanto com seu cliente (apresentando o desempenho). Documente sempre os eventos de acompanhamento e utilize esta documentação para na próxima reunião.
5. Mantenha a equipe motivadaMotivação é um dos pontos chave de todo projeto (em breve escreveremos mais sobre isso). Uma equipe motivada produz produtos de mais qualidade e em tempos menores. Apple e Pixar são grandes exemplos de equipes empresas motivadas. Bonifique o desempenho acima do previsto. Diversos problemas deixarão de ocorrer pelo simples fato de ter uma equipe motivada.
6. Gerencie os riscos do projetoDurante todo o projeto vocĂȘ gerencia riscos, pode-se atĂ© dizer que o gerenciamento de projetos Ă© na verdade gerenciamento de riscos, desta forma, identifique todos os possĂveis riscos e defina planos para gerenciamento destes riscos. Sempre que possĂvel tenha uma contingĂȘncia para os casos onde “algo deu errado”
7. Tenha sempre um plano BTenha um plano B para as situaçÔes que mais podem trazer problemas à seus projetos. O plano B pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de seu projeto.
8. Elabore planos de açãoDurante os eventos de acompanhamento (ou fora deles) defina planos de ação para todos os problemas, dependĂȘncias crĂticas e açÔes. NĂŁo se esqueça de colocar em seus planos elementos como Data Limite, ResponsĂĄvel e Situação.
9. OuçaVocĂȘ nĂŁo Ă© o dono da verdade, entĂŁo ouça o que sua equipe tem a dizer. Analise as diversas opiniĂ”es antes de tomar suas decisĂ”es.
10. Comunique todos os envolvidos sobre a situação real do projetoBom ou ruim é melhor que todos saibam a situação real do projeto o quanto antes. Esta é uma boa pråtica de gerenciamento pregada tanto pelo PMI quanto o CMMI. Documente, divulgue e tome açÔes quando necessårio.
Fonte: blogcmmi.com.br
3. Tenha auditorias de qualidade periĂłdicas e independentes em seus projetosUma auditoria independente (PPQA por exemplo) ajuda muito a saber se o projeto esta bem sob a Ăłptica da empresa. Utilize isto para corrigir possĂveis problemas em casa e nĂŁo no seu cliente.
4. Faça reuniÔes de acompanhamento periódicasO PMI fala muito sobre isso. à muito importante fazer eventos de acompanhamento tanto interno (com sua equipe) quanto com seu cliente (apresentando o desempenho). Documente sempre os eventos de acompanhamento e utilize esta documentação para na próxima reunião.
5. Mantenha a equipe motivadaMotivação é um dos pontos chave de todo projeto (em breve escreveremos mais sobre isso). Uma equipe motivada produz produtos de mais qualidade e em tempos menores. Apple e Pixar são grandes exemplos de equipes empresas motivadas. Bonifique o desempenho acima do previsto. Diversos problemas deixarão de ocorrer pelo simples fato de ter uma equipe motivada.
6. Gerencie os riscos do projetoDurante todo o projeto vocĂȘ gerencia riscos, pode-se atĂ© dizer que o gerenciamento de projetos Ă© na verdade gerenciamento de riscos, desta forma, identifique todos os possĂveis riscos e defina planos para gerenciamento destes riscos. Sempre que possĂvel tenha uma contingĂȘncia para os casos onde “algo deu errado”
7. Tenha sempre um plano BTenha um plano B para as situaçÔes que mais podem trazer problemas à seus projetos. O plano B pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de seu projeto.
8. Elabore planos de açãoDurante os eventos de acompanhamento (ou fora deles) defina planos de ação para todos os problemas, dependĂȘncias crĂticas e açÔes. NĂŁo se esqueça de colocar em seus planos elementos como Data Limite, ResponsĂĄvel e Situação.
9. OuçaVocĂȘ nĂŁo Ă© o dono da verdade, entĂŁo ouça o que sua equipe tem a dizer. Analise as diversas opiniĂ”es antes de tomar suas decisĂ”es.
10. Comunique todos os envolvidos sobre a situação real do projetoBom ou ruim é melhor que todos saibam a situação real do projeto o quanto antes. Esta é uma boa pråtica de gerenciamento pregada tanto pelo PMI quanto o CMMI. Documente, divulgue e tome açÔes quando necessårio.
Fonte: blogcmmi.com.br
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio