featured-slider

Tecnologia ao seu alcance.
Breaking News
recent

Respire – e faça uma coisa por vez


Você se sente cada vez mais cansado e menos produtivo – apesar da sua conexão permanente com o smartphone, com o tablet, com o computador? Mesmo com toda a ajuda tecnológica, parece que não estamos conseguindo fazer mais.

É difícil dar uma receita para resolver esse problema, mas é possível criar hábitos que nos deixem mais calmos e que nos levem àquela sensação incrível de ter feito o que havia sido planejado. Hoje, li no site da Harvard Business Review um artigo muito bacana sobre “a magia de fazer uma coisa por vez”. No texto, o colunista Tony Schwartz, CEO do The Energy Project, dá algumas diretrizes bem pensadas para quem quer fazer mais, mas sem o cansaço de ter feito tudo ao mesmo tempo. Confiram.

Três políticas para gestores:

1. Mantenha a disciplina nas reuniões. Agende compromissos com até 45 minutos de duração, em vez de uma hora ou mais, para que os participantes possam se concentrar durante o encontro e, depois, usar um tempo para refletir sobre o que foi dito e se recuperar antes do próximo compromisso. Comece e termine as reuniões pontualmente e insista em que todos os aparelhos eletrônicos permaneçam desligados.

2. Para de exigir ou esperar respostas imediatas a qualquer hora do dia. Isso força as pessoas a assumir uma postura reativa, quebra sua atenção e dificulta que os colaboradores atentem nas prioridades. Deixe que eles fechem o e-mail em alguns momentos. Se precisar de algo urgente, telefone.

3. Estimule a renovação. Crie pelo menos uma oportunidade no dia para que as pessoas possam parar de trabalhar e dar um respiro. Ofereça uma aula de ioga ou de meditação à tarde, organize turmas de ginástica ou considere decorar uma sala de descompressão.

Três atitudes para você:

1. Faça a coisa mais importante do dia logo de manhã. De preferência, sem interrupção, por um período de 60 a 90 minutos, com hora para começar e acabar. Utilize um espaço fechado, com pouco ruído. Resista à tentação de se distrair com outras coisas. Quanto mais concentrado você estiver, maior será a sua produtividade. Quando terminar a tarefa, pare por alguns minutos e renove as energias.

2. Estabeleça horários para pensar no longo prazo, de maneira mais criativa ou estratégica. Se não fizer isso, você sempre sucumbirá à tirania das urgências. Encontre um ambiente diferente para essa atividade, um lugar que leve ao relaxamento.

3. Tire férias. De verdade. Isso significa realmente desconectar do trabalho. Tire várias férias por ano, se possível, mesmo que seja somente um fim de semana mais longo. Isso o tornará mais produtivo e saudável.

Para terminar, Tony Schwartz avisa: existe um princípio único por trás dessas sugestões. Quando você estiver engajado no trabalho, faça somente isso, por períodos definidos. Se você estiver se renovando, faça somente isso. Escolha uma atividade por vez e pare de viver na zona cinzenta.

Fonte: papodeempreendedor.com.br
Renato Alves

Renato Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.